TOP 10 – Ondas Artificiais

GO-SURF-BLOG-TOP-10-PISCINAS-DE-ONDAS-ARTIFICIAIS-2012-WAVE-POOLS-ondaartificialbrasileira1

( por Fernanda Fagundes )

O sonho de qualquer surfista é poder ter uma onda perfeita e sem crowd para surfar a qualquer hora. Quando o mar está flat ou então longe demais, a solução pode ser pegar onda numa piscina, ou num lago. Impossível? Não com os equipamentos corretos.

Você já deve ter ouvido falar em diversos tipos de piscinas com ondas artificiais – elas não são novidade, mas estão evoluindo em tamanho, tecnologia e performance em todo o mundo.

Por falar em tamanho, já existem piscinas que produzem ondas tão grandes que permitem a prática do tow-in que utiliza o jet ski para posicionar o surfista na onda.

A Sunway Lagoon, na Malásia, é um bom exemplo:

O Wavegarden apresenta uma tecnologia de ponta que cria ondas perfeitas e customizáveis em ambientes naturais como lagos e lagoas, sem agredir a natureza. Surfistas profissionais como Mick Fanning, Miguel Pupo, Gabriel Medina e Owen Wright que a testaram disseram que é uma ótima ferramenta para se aprender e aperfeiçoar as técnicas de surf.

As ondas do Ocean Dome, no Japão, são consideradas as melhores ondas artificiais já produzidas, formando tubos perfeitos.

O shaper australiano Greg Webber também embarcou na indústria das piscinas de ondas artificiais, criando o Webber Wave Pools, um projeto de formato circular (em forma de donut, na verdade), com ondas de tamanho e comprimento adequados aos surfistas, praticamente infinitas.

Greg Webber está processando judicialmente seu maior concorrente, o americano e 11 vezes campeão mundial Kelly Slater, acusando-o de copiar seu projeto na KSWC (Kelly Slater Wave Company), que promete criar uma onda solitária e perfeita, melhor do que o Wavegarden ou o projeto da concorrência australiana.

Não é só pela proximidade, mas também pelas ótimas ondas em sequência que estas piscinas atraem surfistas de todo o mundo. Veja mais alguns exemplos na nossa lista de Top Ondas Artificiais:

Wadi Adventure, em Al Ain, Abu Dhabi – Emirados Árabes.

Typhoon Lagoon, em Orlando, Flórida – EUA.

Coreban Wave Pool, em Sun City, África do Sul.

Siam Park, Tenerife, Ilhas Canárias – Espanha. (Produz ondas de até 3 metros de face)

Infelizmente para nós brasileiros, esse sonho ainda não se concretizou. Mas já existe um projeto sendo desenvolvido com tecnologia original e 100% nacional, de uma “piscina” com ondas. E o melhor, com fundo variável: você pode escolher se haverão esquerdas, direitas, ou esquerdas e direitas. É mole? Os testes como na foto abaixo vem superando as expectativas. Aguardem pois o Organic Wave, como foi batizado, pode surpreender o mundo todo muito em breve.

Bom fim de semana galera e até o próximo post!